Projeto Preserva
Direção
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
1ª Temporada
Comunidades que produzem arte brasileira com sustentabilidade
Ano
2023
Visite o site do Projeto Preserva
Projeto Preserva é uma série audiovisual documental que viaja para mostrar exemplos de sustentabilidade, preservação ambiental e também cultural. Nesta primeira temporada, visitamos comunidades e mostramos a arte mineirta. Há regiões que se dedicam à cerâmica, outras à escultura, à cestaria. Em cada lugar, um tipo de matéria prima se destaca. Os artistas preservam saberes ancestrais e geram renda nos locais onde vivem.
A salvaguarda desses saberes, do patrimônio e a sustentabilidade das comunidades estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Museu Aleijadinho
Roteiro
Minidoc
Juliana Perdigão
Ano
2022 - 2023
Ficha Técnica:
Direção: Mateus Lustosa - Estúdio Ventana
Roteiro: Juliana Perdigão - Margem Filmes
Imagens: Herbert Cabral
Edição de Imagens: Cadu Barros
Assistente de Produção: Bianca Perdigão
Orçamentista: Stella Nardelli
Motorista: Rodrigo Matarelli
A Margem Filmes roteirizou um minidoc sobre a remontagem do Museu Aleijadinho, em Ouro Preto.
Muitas peças do mestre barroco estão guardadas à espera dos recursos para execução do projeto museológico.
O patrimônio cultural é um dos focos da Margem Filmes e, por isso, nos sentimos honrados em fazer parte desse movimento pela urgente reconstrução do museu.
O Batido da Hora
Direção
Média Metragem
Juliana Perdigão
Odilon Amaral
Ano
2023
O documentário conta a história do músico Marcelo Dai, valorizando a perspectiva da dona Maura, faxineira que trabalhava na redação de um grande jornal de Minas Gerais e que viu as histórias sobre o talento do seu filho mais novo serem esnobadas pelos jornalistas. Até que ele acabou fazendo parte de várias matérias na TV, inclusive em rede nacional.
O mineiro Marcelo vem construindo uma carreira sólida como compositor, instrumentista (principalmente baterista) e vocalista, depois de começar em projetos sociais. Hoje, faz shows pela América do Norte e Europa, mas teve que superar diversos obstáculos, até se firmar em carreira solo, com a banda Macondos, e como músico de apoio de nomes como Ney Matogrosso, Flávio Venturini, entre muitos outros.